sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

TEATRO EMPRESA - Lúdico e Criativo passam o recado

Este é um artigo escrito para o portal Nós da Comunicação pela publicitária com pós graduação em marketing e MBA em Gestão, Fátima Periard. Ela descreve a importância de ações lúdicas e com boa relação custo x benefício como o TEATRO EMPRESA e a contação de estórias para combater a crise com criatividade.

E adivinhem uma das ações comentadas? A do Espaço Conhecer Petrobras!!!

E adivinhem quem é o contador de estórias? Robson Sanches( da FarsaCena!!!)


Clique aqui para ver a ação no youtube!!!

Quem quiser pode ler diretamente no portal Nós da Comunicação( Só clicar aqui, ok?)

FÁTIMA PERIARD

Graduada em publicidade, com pós-graduação em marketing e MBA em Gestão. Trabalha na Rapp Collins Worldwide/Brasil, empresa multinacional de Marketing de Relacionamento, e participa da implantação de CRM na Petrobras. Atualmente, ministra o curso Gestão de CRM e Marketing de Relacionamento na pós-graduação de Gestão em Marketing Digital da Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha). Possui mais de dez anos de experiência em planos de marketing, programas de relacionamento e implantação de soluções de DBM e CRM.


Lúdico e Criativo passam o recado
No momento, fala-se muito em redução e corte de verbas, em crise. No entanto, em chinês, crise significa oportunidade.
Lembrando disso, nos vem à cabeça diversas ferramentas interessantes e com uma boa relação custo x benefício para transmitir de forma eficiente, a seus diversos públicos de interesse, a mensagem e o posicionamento desejados para uma empresa. Claro, alinhados a uma estratégia de comunicação.
Nessa linha, estão o teatro e os contadores de histórias, excelentes ferramentas de comunicação que passam o recado de forma lúdica e criativa e, até por isso, deixam o público muito mais receptivo a recebê-las.
Algumas empresas já descobriram essa estratégia e usam o teatro em situações pontuais, como na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Prevenção da dengue e de outros problemas de saúde detectados pelas indústrias. Assim, aborda temas que o público interno, às vezes, tem resistência. E tudo de forma leve, engraçada e que, aos poucos, vai ganhando a participação de todos.
Agora, são os contadores de histórias que estão ganhando espaço, ainda mais quando o objetivo é rejuvenescer a marca junto ao público jovem ou utilizá-lo como multiplicador para suas respectivas comunidades.
Recentemente, uma grande indústria multinacional mudou sua planta para Curitiba. Antes da mudança, a empresa realizou uma pesquisa para aferir a receptividade da população local com relação a sua instalação. O resultado não foi bom, e tratar do problema era complicado porque a pesquisa identificou a existência de rivalidade de colônias de descendências diferentes.
Como melhorar a imagem da empresa e aproximá-la de todos, independentemente da origem? A resposta para esse desafio foi uma ação de contadores de histórias abordando a reciclagem do lixo e a preocupação com o meio ambiente – temas de grande interesse do curitibano. Em algumas escolas da cidade, crianças e jovens de várias colônias estão juntos. Eles adoraram a ação e transmitiram tudo o que viram e ouviram aos pais. Pouco tempo depois, outra pesquisa foi realizada, e a aceitação da empresa aumentou bastante.
O Espaço Conhecer Petrobras já descobriu o potencial dessa ação e visita escolas em todo o Brasil contando a história da empresa de uma forma muito divertida, que aborda os projetos ambientais patrocinados, o biodiesel e as sementes que o compõem, as novas descobertas e a busca de novas fontes de energia.
A criançada se diverte e começa a se relacionar de forma positiva com a empresa e, claro, conta tudo em casa, seja sobre o Projeto Tamar, de proteção às tartarugas, ou sobre o ônibus do biodiesel que transportou os atletas no Pan. Essa ação se repete nas feiras literárias que a empresa participa.
A Volkswagen levou para a última Bienal do Livro de São Paulo contadores de história que desenvolviam uma ação muito interessante com as crianças. Entre histórias e perguntas, a criançada ganhava livros, se encantava com a velha e conhecida Kombi, colorida com temas de artistas nacionais, como Tarsila Amaral. Os pequenos levavam para casa o material sobre a Fundação Volkswagen e a empresa como um todo. Nem precisa dizer que o estande ficou lotado.
Logo, quando estiver pensando nas verbas cortadas, aproveite para pensar em como ações lúdicas e criativas como as citadas acima podem dar o recado de sua empresa a seu público ou parte dele com eficiência e, para não falarmos em custos, com baixas taxas de investimento.

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